Webinário Internacional Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por Uso de Drogas

O evento, ocorrido em 24 de maio de 2021, marcou o lançamento de uma pesquisa inédita, conduzida em todos os 184 municípios do Estado e no território de Fernando de Noronha, com uma expectativa de participação de aproximadamente 3 mil equipes da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) e 102 Comunidades Terapêuticas Acolhedoras. Essa pesquisa resultou, além de outros desdobramentos, na Publicação “Mapeamento do Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas no Estado de Pernambuco”

A íntegra do evento pode ser acessada em: Diretrizes Internacionais, Prevenção e Mapeamento de Serviços de Tratamento por uso de Drogas

 

Workshop Internacional “Governança de Políticas Públicas de Prevenção às Violências com base em evidência”

Entre os dias 21 e 22 de setembro de 2021, e com transmissão on-line via YouTube, o evento serviu para anunciar as novas estratégias de prevenção à violência, apresentar o Observatório da Prevenção e outros planos que vão nortear as políticas de prevenção no Estado, em seguimento aos produtos desenvolvidos pelas agências nos anos de 2020 e 2021.

As novas estratégias buscaram dinamizar e otimizar os recursos físicos, financeiros e humanos das políticas públicas preventivas do Pacto pela Vida, por meio da mitigação de fatores de risco (como o abandono e/ou evasão escolar, a circulação ilegal de arma de fogo e outras mercadorias ilegais, como as drogas).

A íntegra do evento está disponível em: Governança de políticas públicas de prevenção às violências com base em evidência

 

Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas e seu impacto no Desenvolvimento Humano: Experiência conjunta de PNUD-UNODC em Pernambuco no Brasil e outras pesquisas exitosas | Side event CND

Em 22 de março de 2022, o UNODC, juntamente com o PNUD, organizou um evento paralelo no âmbito da 65ª Sessão da Comissão de Narcóticos (CND), um dos principais eventos das Nações Unidas sobre Drogas e Crime. O evento contou com 250 inscritos, entre eles profissionais da rede de atendimento psicossocial, instituições que cuidam de pessoas que fazem uso prejudicial de drogas, profissionais da área de prevenção à violência e às drogas, ONGs, observadores externos e instituições governamentais estaduais. O Webinário contou com transmissão ao vivo e tradução simultânea para o inglês pelo canal do Youtube do UNODC – Brasil.

 

Webinário “Fortalecendo Estratégias na Prevenção à Violência”

O evento, ocorrido no dia 25 de abril de 2022, marcou o Lançamento do Marco Lógico de Prevenção e da Matriz de Indicadores, bem como do Relatório Final da Pesquisa de Mapeamento dos Serviços de Tratamento de Transtornos Associados ao Uso de Drogas no Estado de Pernambuco, principais produtos do UNODC no âmbito da Cooperação Pernambuco. Durante o evento, também foram apresentados informes sobre o desenvolvimento da Cooperação.

O evento foi transmitido ao vivo pelo YouTube, podendo ser acessado na íntegra no seguinte link: Fortalecendo Estratégias na Prevenção à Violência

 

Formação Técnica sobre Prevenção à Violência e Implementação de Projetos

Entre os dias 10 e 11 de Outubro de 2022, o UNODC realizou uma Formação Técnica presencial, na Cidade de Recife, para discutir estratégias de prevenção à violência e trocar experiências e boas práticas na temática, com as 29 instituições selecionadas por meio de Edital lançado pela Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SPVD).

O evento reuniu cerca de 80 pessoas para explorar as bases teóricas e empíricas de políticas de prevenção à violência no Brasil e no mundo, nos últimos 20 anos, além de contar com apresentação de panoramas e programas sobre prevenção à violência no âmbito estadual, a exemplo do Programa Atitude. As organizações não-governamentais (ONGs) participantes apresentaram os principais desafios enfrentados por elas e o impacto de seus trabalhos no estado de Pernambuco. Além disso, foram discutidos resultados de pesquisas desenvolvidas no estado, que mapeiam e ajudam a direcionar a atuação em torno da prevenção à violência, possibilitando um direcionamento para os pontos mais sensíveis e representativos dessa política.

 

 

 

Seminário sobre a Institucionalização da Política Estadual de Prevenção da Violência e Drogas

O Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (UNODC), o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos (ONU-Habitat) e o Instituto Igarapé apresentaram, no dia 12 de dezembro, os resultados das atividades desenvolvidas no âmbito da Cooperação Pernambuco, durante o seminário Estratégia de Prevenção Qualificada das Violências: Conquistas e Desafios da Cooperação Pernambuco, realizado em Olinda, PE.

No evento, o UNODC realizou a entrega de duas publicações que consolidam parte desses resultados. A primeira delas é a “Estratégia Pernambucana para Prevenção ao Crime e à Violência”, que apresenta  o planejamento da política de prevenção do estado por meio do Marco Lógico das Violências de Pernambuco. Tal planejamento é acompanhado por uma Matriz de Indicadores de Monitoramento que reúne as principais métricas para mensurar a implementação e o desempenho da política local, baseada em ferramentas internacionais sobre o tema e com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A publicação é fruto do trabalho do UNODC no estado e pode ser acessada aqui.

A segunda publicação lançada foi o relatório final da “Pesquisa de Mapeamento dos Serviços de Tratamento: Transtornos Associados ao Uso de Drogas no Estado de Pernambuco, que traz os resultados de uma pesquisa inédita no Brasil, na América Latina e no Caribe, com um mapeamento detalhado de toda a rede de apoio às pessoas que fazem uso prejudicial de álcool e/ou outras drogas nos 184 municípios do estado e o território de Fernando de Noronha. Ela pode ser acessada aqui.

O UNODC lançou ainda o Edital de Seleção de Jovens do Projeto Embaixadoras e Embaixadores da Juventude, implementado em 2023; o Edital de Seleção de Consultor Técnico Especializado para Qualificação da Rede de Atendimento de Pessoas em Situação de Violência, do Programa Atitude; bem como foram entregues os certificados da Formação técnica em prevenção da violência e implementação de projetos, realizada em outubro deste ano para 29 ONGs selecionadas por Edital da Secretaria de Políticas de Prevenção à Violência e às Drogas de Pernambuco (SPVD).

 

Programa Embaixadores e Embaixadoras da Juventude

Como parte da próxima etapa da Cooperação Pernambuco, o UNODC implementará o Programa Embaixadores e Embaixadoras da Juventude no Estado de Pernambuco. Criado em 2016, o Programa Embaixadores da Juventude objetiva capacitar jovens entre 18 e 25 anos de idade para atuarem como multiplicadores dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) em espaços sociais e políticos. O programa utiliza-se de uma metodologia centrada no debate entre pares, na valorização de experiências pessoais e no desenvolvimento de competências pessoais, inter-relacionais e profissionais. O UNODC já formou mais de 120 jovens nas suas cinco edições realizadas com jovens residentes no Distrito Federal, Belém do Pará, Salvador e São Paulo.

A próxima edição será realizada em Recife. Para mais informações, acesse https://www.unodc.org/lpo-brazil/pt/crime/embaixadores-da-juventude/embaixadores-da-juventude.html