Empoderando a Juventude para Transformação Sustentável no Brasil

De acordo com o último censo de 2022, cerca de 45 milhões dos 203 milhões de habitantes do Brasil são jovens (entre 15 e 29 anos). Essa parcela da população enfrenta uma realidade complexa: altas taxas de homicídio, gangues e pobreza sujeitam os jovens ao risco de serem vítimas ou perpetradores de violência, limitando suas oportunidades de educação, emprego e um futuro seguro. Particularmente, no estado de Pernambuco, a juventude enfrenta desafios significativos decorrentes do crime, da violência e do abuso de drogas, resultando em uma das taxas de morte violenta mais altas do Brasil. As perspectivas limitadas na educação e no emprego alimentam ciclo em que o acesso a drogas e armas de fogo contribui para mortes violentas, aprisionando ainda mais jovens, homens e mulheres, em um ciclo de marginalização.

Para enfrentar esses desafios, o UNODC, em parceria com o Instituto CNP Brasil, lançou em 2016 o Programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa que visa empoderar jovens líderes e fortalecer sua resiliência contra a violência e o crime, por meio do desenvolvimento de suas habilidades pessoais, interpessoais e profissionais, e fomentando seu engajamento em fóruns de debate relevantes. Desde 2017, o foco principal do programa passou a ser o desenvolvimento de sua capacidade para avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas comunidades.

A iniciativa é, também, uma plataforma de diálogo inclusivo que reúne jovens de origens diversas – social, econômica, acadêmica, religiosa, étnica, orientação sexual e identidade de gênero. Isso inclui jovens com deficiência, refugiados, membros de comunidades indígenas e pessoas das comunidades quilombolas do Brasil (descendentes de pessoas negras escravizadas e traficadas que conseguiram escapar e estabeleceram lugares de convivência, onde preservam suas tradições culturais na diáspora africana).

Após seis edições bem-sucedidas e 150 Jovens Embaixadores certificados, estabeleceu-se uma rede vibrante de jovens ativistas empoderados. Munidos de amplo conjunto de habilidades e uma sólida compreensão de paz e justiça, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, empreendedorismo, saúde e questões ambientais, esses agentes de mudança tornaram-se ainda mais eficazes como defensores dos ODS em âmbito local, nacional e internacional.

Confira abaixo nossa rede de embaixadores!

 

null

Amanda Costa

null

Aryane Parra

Linkedin
null

Athylas Nathanael Accioly Correia

null

Alysson Gabriel Pereira Reis

null

Bárbara Oliveira Ferreira

null

Alesson Nascimento dos Santos

null

Bruna Neres

null

Cláudio Valente

null

Camila Silva Dos Santos

null

Daniella Kelly Ramos Aragao

null

Danilo Ferreira Almeida Farias

null

Dennyse Souza

null

Élisson Diones Cazumbá

null

Emanoel Fernandes

null

Fátima Maria Odeh Moreira

null

Felipe dos Santos Paixão

null

Gabriela Luna

null

Geovanna Mickaella da Silva Moura Leite

null

Gercidio Valeriano

null

Guilherme Moura Bejo

null

Haline Aparecida de Oliveira Floriano

null

Isadora Fernanda Sampaio Pereira

null

Helena Oliveira

null

Izye Santos

null

Jeconias Vieira Lopes Neto

null

Joao Victor Alexandre do Nascimento

null

Joyce Melo Matos

null

Karla Giovanna Braga

null

Lauana Diniz

null

Leandro Santos da Silva

null

Luana Maria da Luz Barbosa

null

Maria Ravilly Freire Brito

null

Marlon Maciel Gomes

null

Maria Eduarda Couto

null

Mahryan Sampaio

null

Rachel de Souza Daniel

null

Rafael Souza

null

Raquel Conceição Santos

null

Rivanielly Gomes

null

Rilque Tiago Souza