Empoderando a Juventude para Transformação Sustentável no Brasil
De acordo com o último censo de 2022, cerca de 45 milhões dos 203 milhões de habitantes do Brasil são jovens (entre 15 e 29 anos). Essa parcela da população enfrenta uma realidade complexa: altas taxas de homicídio, gangues e pobreza sujeitam os jovens ao risco de serem vítimas ou perpetradores de violência, limitando suas oportunidades de educação, emprego e um futuro seguro. Particularmente, no estado de Pernambuco, a juventude enfrenta desafios significativos decorrentes do crime, da violência e do abuso de drogas, resultando em uma das taxas de morte violenta mais altas do Brasil. As perspectivas limitadas na educação e no emprego alimentam ciclo em que o acesso a drogas e armas de fogo contribui para mortes violentas, aprisionando ainda mais jovens, homens e mulheres, em um ciclo de marginalização.
Para enfrentar esses desafios, o UNODC, em parceria com o Instituto CNP Brasil, lançou em 2016 o Programa Jovens Embaixadores, uma iniciativa que visa empoderar jovens líderes e fortalecer sua resiliência contra a violência e o crime, por meio do desenvolvimento de suas habilidades pessoais, interpessoais e profissionais, e fomentando seu engajamento em fóruns de debate relevantes. Desde 2017, o foco principal do programa passou a ser o desenvolvimento de sua capacidade para avançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em suas comunidades.
A iniciativa é, também, uma plataforma de diálogo inclusivo que reúne jovens de origens diversas – social, econômica, acadêmica, religiosa, étnica, orientação sexual e identidade de gênero. Isso inclui jovens com deficiência, refugiados, membros de comunidades indígenas e pessoas das comunidades quilombolas do Brasil (descendentes de pessoas negras escravizadas e traficadas que conseguiram escapar e estabeleceram lugares de convivência, onde preservam suas tradições culturais na diáspora africana).
Após seis edições bem-sucedidas e 150 Jovens Embaixadores certificados, estabeleceu-se uma rede vibrante de jovens ativistas empoderados. Munidos de amplo conjunto de habilidades e uma sólida compreensão de paz e justiça, igualdade de gênero, erradicação da pobreza, empreendedorismo, saúde e questões ambientais, esses agentes de mudança tornaram-se ainda mais eficazes como defensores dos ODS em âmbito local, nacional e internacional.
Confira abaixo nossa rede de embaixadores!